Uma das coisas mais deliciosas na vida é passear na praia, caminhadas são sempre saudáveis, mas na praia elas se tornam um delicioso exercício e um ótimo momento de reflexão, aquele ambiente em que estamos tão perto da natureza que nos traz uma profunda e imensa paz de espírito.
Distante do mar a areia é mais fofa o que torna a caminhada mais cansativa e os seus passos são mais curtos e vão ficando marcados pela praia.
A areia está tão quente, que as vezes chega a queimar a sola dos pés o que torna a caminhada um martírio e porque não dizer inviável.
O sol está por sobre a cabeça, as vezes uma leve brisa toca o rosto aliviando o calor, mas o sol continua lá.
As horas mais quentes do dia ficam entre às 10 horas às 16 horas, a areia fofa e quente, entranha por dentre os dedos queimando-os, o sol está tão forte que alguns poderiam dizer que a cabeça racharia de tanto calor, a brisa já não é tão costumeira e algumas vezes o ar está abafado.
O homem ao final da caminhada, está cansado, marcado e cheio de feridas nos pés, as costas queimadas com o sol escaldante, o que poderia ser uma exercício prazeroso, tornou-se um sofrimento.
Agora quando caminhamos pela praia, quanto mais próximos do mar, mais a areia é firme e fresca, o que torna a caminhada mais suave, seus passos são mais firmes e agradáveis. As suas pegadas, quando são marcadas pela areia, logo são apagadas pelo mar, que além de desfazer o seu rastro, agradavelmente toca o seus pés como se acaraciando-os e aliviando o seu cansaço.
O sol está lá, quente como dantes, mas quanto mais próximos do mar, mais fácil fica dar um rápido mergulho ou mesmo molhar as mãos e nos refrescar. Pronto, nossas forças estão renovadas e a caminhada pode seguir por mais algumas horas, quissá alguns dias. Próximos do mar a brisa costuma ser mais intensa e refrescante, mesmo nas horas mais quentes do dia.
Este homem não, quando chega ao final de sua caminhada na praia, está disposto, bronzeado, mais belo, sua saúde garantida e sua mente limpa, renovado e pronto para uma nova caminhada.
A nossa vida se compara a esta caminhada na praia.
Distante de Jesus a vida mais sujeitos as tentações, sem oração e sinceridade, o peso do seu pecado, vai deixando rastros marcados no seu passado.
Os pecados tão grandes, que as vezes queima a sua alma e muitas vezes a torna um martírio, e porque não dizer insuportável.
Aqueles momentos em que são muitas as provações, tentações e perseguições, o pecado embrenha-se queimando sua alma, são tantas as faltas que alguém poderia dizer que este homem não tem mais salvação. Mas Jesus está lá, ajudando-o a superar as dificuldades, mas a dureza de seu coração não o permite e ele continua distante de Jesus
Este homem ao final de sua vida, está doente, marcado e cheio de feridas na alma, seu coração amargurado com o ódio, o que poderia ser uma vida prazerosa, tornou-se um sofrimento.
Agora quando caminhamos com Jesus, quanto mais próximos dele, a oração mais firme e sincera, torna a nossa vida mais suportávei, sua caminhada mais determinada e vitoriósa. Os seus pecados já não são tão grandes, quando marcam a alma, logo são perdoados pela imensa misericórdia de Jesus, que além de perdoá-lo, o faz esquecer, agradavelmente acaricia-lo com o seu imenso amor, renova suas forças.
Aqueles momentos em que são muitas as provações, tentações e perseguições, o pecado não se adere a sua alma, as suas faltas são infimas que a sua salvação está próxima e possível. Jesus abraço-o e toca emvocê, suas dificuldades são mais facilmente superadas e o seu coração abrandado a tal ponto, que você permite que Jesus o cure e Esteja contigo.
Este homem ao final de sua vida, está curado, vivo e cheio de felicidade na sua alma, seu coração abrandado com o amor, e sua vida foi plena e cheia de prazer, tornou-se realizado.
Meu propósito de vida é perserverar e confiar em Deus afim de conseguir ser eficiente e eficaz em tudo o que eu faço. Sempre fazendo-o de maneira honesta, com sinceridade e companherismo, sendo claramente um homem de fé e com este exemplo vencer todas as dificuldades existentes, tornando-me um exemplo de perseverança e fé, para não só obter reconhecimento pessoal levar as pessoas para mais próximo de Deus.
Seguindo em frente, sempre.
Pensamento
28 de jan. de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Querido Edson,
ResponderExcluirParabéns pela caminhada e pela família linda.
Amei o último parágrafo.
Maria Eugênia de Athayde
Meu querido irmão
ResponderExcluirParabenizo pelo belo texto e excelente comparação de nossas vidas com uma caminhada pela praia.
Por tantas vezes experimentamos amarguras que não entendemos o porquê, porém, não olhamos para Jesus Cristo (o mar) querendo nos aliviar dos sofrimentos que causamos a nós mesmos.
A superação de todos obstáculos passa pela fé em nosso Pai que enviou seu filho para redimir-nos, por isto que mais uma vez eu digo: PARABENS!
Renato Guimarães Silva