Seguindo em frente, sempre.

Seguindo em frente, sempre.

Pensamento





3 de abr. de 2008

Uma mulher de muita coragem

Imagine onde seu colega estava às 5h30min da manhã de hoje? Tomando um avião no primeiro vôo do dia. Embora o avião tivesse lugar para mais de cem passageiros, havia apenas umas vinte pessoas a bordo. Logo que tomei meu lugar, ficamos sabendo que havia nevoeiro no nosso destino e teríamos mais um daqueles famosos "pequenos atrasos". Quando me levantei, a mulher sentada à minha frente (vou chamá-la de Laura) também se levantou. Eu lhe disse que estava aborrecido por ter acordado tão cedo para pegar esse avião. Ela respondeu que já tinha viajado a noite toda e ainda tinha mais uma escala no seu vôo.
Perguntei a Laura por que ela estava viajando à noite. Ela respondeu que é muito mais econômico. O que descobri em seguida é que essa mulher não precisava viajar com um bilhete e preço reduzido. Na verdade, ela é abastada, mas também muito frugal. Qual o objetivo da sua viagem? Ela estava a caminho de uma conferência de executivos do ramo imobiliário, onde ia receber o prêmio Executiva imobiliária do Ano. Perguntei, então, como ela começou a trabalhar com imóveis. Ela respondeu: "Por necessidade".
Contou que certa manhã encontrou um bilhete do marido na mesa da cozinha. O bilhete dizia:

Cara Laura,
Estou apaixonado pela minha secretária. Meu advogado lhe dará os detalhes. Desejo boa sorte a você e às crianças.

Como foi que Laura, uma dona de casa com três crianças pequenas, reagiu a essa informação? Estava decidia a não voltar para seu antigo emprego de professora secundária. E nem pensou em pedir apoio econômico a seus pais, que estavam bastante bem de vida. Fora criada num ambiente que incentiva a independência e a disciplina. Ficou pensando no que poderia fazer com um diploma de mestrado em literatura inglesa. Ela descobriu que as pessoas com sua formação educacional eram muito procuradas, mas raciocinou que a renda que ganharia como professora, editora e autora não seria suficiente para sustentar o estilo de vida de sua família. Assim, discutiu várias oportunidades de emprego com diversos comerciantes da comunidade. Depois dessas conversas, decidiu tentar vender imóveis. Durante os primeiros quatro meses, quandou mais vendendo imóveis do que havia ganho no melhor ano em que ensinara inglês.
Sei que você gostaria de perguntar a Laura os fatores que ela crê que contribuíram para seu sucesso. Ela me disse o seguinte:

É incrível o que você consegue fazer quando se decide a fazer. Você não imagina quantos telefonemas de vendas a gente é capaz de dar quando não tem nenhum alternativa a não ser vender.

Quando jovem, Laura desenvolveu uma excelente base para sua carreira em vendas. Quando estudante, conseguira convencer dezenas de empregadores a contratá-la para empregos de férias. Também teve uma série de empregos de meio período enquanto estava no secundário e na universidade. Laura era tão boa para encontrar empregos que chegava a ajudar sua amigas a encontrar emprego também. Sem dúvida, teria muito sucesso se abrisse uma firma de recrutamento de executivos. Laura também foi também chefe de campanha de vários amigos seus que conseguiram se eleger representantes da classe; tanto no secundário como na universidade.
Por ironia, Laura teve a pouca sorte de se casar com um homem que não tinha a integridade necessária para dar uma vida melhor para ela e os filhos. Mas, devido às transgressões dele, Laura conseguiu utilizar plenamente todos os seus talentos. A ironia é que ela sempre teve mais potencial que o marido no mundo dos negócios. Hoje isso é um fato comprovado. Ela está muito "melhor de vida" do que seu ex-marido. O sucesso dela também é resultado de sua integridade, algo que o marido não tinha.
Depois de passar vários anos se destacando como profissional de vendas, Laura abriu sua própria imobiliária. Mas apesar do seu extraordinário sucesso financeiro, ela continua tomando o vôo da noite e o primeiro do dia. Olhando para ela, você nunca imaginaria que essa mulher tem tanta coragem e energia. Não chega a ter um metro e meio de altura e deve pesar menos de cinqüenta quilos. Contudo, como já vimos várias vezes, a aparência é muito menos importante do que a coragem, a disciplina e a determinação das pessoas que são economicamente produtivas.

"O Milionário mora ao lado", Thomas J. Stnaley e William D. Danko, páginas 206, 207 e 208.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, ele sempre será bem vindo.